Trabalhadores decidem a favor da Contribuição Sindical em Assembleia com SINTRICOM

O presidente do SINTRICOM Ivam Rodrigues realizou na noite de terça (20) uma assembleia com trabalhadores da categoria profissional. A reunião aconteceu na sede do sindicato em São José dos Campos, aonde foram abordados temas de Contribuição Sindical e a Campanha Salarial de 2018. Uma assembleia também foi convocada para os trabalhadores de Caraguatatuba no mesmo dia, aonde a diretoria pôde conversar com as duas bases.

Após o governo aprovar a Lei 13.467/2017, referente a Reforma Trabalhista, a contribuição sindical se tornou opcional, mas não acabou. A Superintendência Regional do Trabalho de Goiás entendeu em 06/03/2018, por meio de parecer, que a contribuição sindical possui natureza tributária, mesmo que a Lei 13.467/17 prevê a necessidade de prévia e expressa autorização para a realização do desconto, a obrigatoriedade dessa autorização em forma individual não é observada em nenhum dispositivo.

Baseado nesse parecer, o SINTRICOM convocou a assembleia no dia 09 de março, a partir de um edital publicado no jornal O Vale. para decidir com os próprios trabalhadores se eles optariam pela continuidade da contribuição no ano vigente de 2018, além da aprovação da campanha salarial de 2018. Foi decidido por unanimidade que a contribuição (o que acarreta em um desconto de 1% da folha de pagamento) será continuada, garantindo assim o trabalho do sindicato junto aos trabalhadores, defendendo os interesses dos mesmos e não permitindo abusos dos patrões.

Após a decisão dos trabalhadores, o SINTRICOM publicou um edital de atualização no jornal O Vale na manhã de hoje (22), explicando que os trabalhadores votaram, aprovaram a campanha salarial e optaram pela continuação da contribuição sindical. O Edital pode ser lido na íntegra aqui.

 

Deixe uma resposta